quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

DIEESE LANÇA CAMPANHA DE FORTALECIMENTO

O Dieese lançou a Campanha Nacional de Fortalecimento Institucional, para superar a grave crise financeira da entidade. Coma situação difícil do movimento sindical, que o sustenta, e do próprio Estado, parceiro em diversos projetos, o Dieese pode ter que encerrar suas atividades e os grabalhadores perderem um importante instrumento de dados econômicos, que muito auxilia nas campanhas salariais.

Segundo eu diretor técnico, Clemente Ganz, "O objetivo é garantir a sustentabilidade da instituição e permitir a intensificação dos trabalhos de assessoria às entidades sindicais, nesse momento em que direitos dos trabalhadores e a organização sindical estão ameaçados...Tempos difíceis trazem desafios que exigirão do movimento sindical ousadia, novas ideias, criatividade, capacitação, visão estratégica, táticas de negociação e muita unidade."

O instituto cortou 70 dos seus funcionários, reduzindo o total para 270 – e deve diminuir mais. Projetos tiveram redução. A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) deixou de ser realizadas em três regiões metropolitanas  (Belo Horizonte, Fortaleza e Recife) e está ameaçada em Porto Alegre. A pesquisa da cesta básica, que era feita nas 27 unidades da federação, perdeu seis capitais.

Na campanha de apoio, o instituto solicitou às entidades filiadas – aproximadamente 700 – o aporte de uma 13ª mensalidade. Para os não sócios, foi pedida uma contribuição, que dará acesso a alguns serviços. Pessoas físicas também podem participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!