segunda-feira, 13 de julho de 2015

VAMOS ABRIR OS OLHOS BOTAFOGO

Equipe volta a jogar mal e cai para o fraco Bragantino
Venho acompanhando todas as dificuldades financeiras encontradas pela atual direção do Botafogo. A crise é grande e profunda. O "legado" deixado pelas administrações anteriores do Maurício Assumpção é desastroso e muita coisa vem deixando de ser investida por causa da asfixia financeira. A cada dia, uma nova dívida surge e isto parece não ter fim. Hoje, o Botafogo é o clube mais endividado do Brasil! Não podemos deixar que isto sirva de desculpas para uma tragédia no final do ano. Não subir significa que a crise atual só vai aumentar.

A SUBIDA NÃO SERÁ COM OS PÉS NAS COSTAS

Acredito que houve alguma criatividade para montar a equipe dentro do cenário atual, mas, desde o início do ano, venho afirmando que esta equipe é fraca e terá muitas dificuldades para alcançar o grande objetivo do ano: voltar ao nosso verdadeiro lugar na serie A do Campeonato Brasileiro. Desde o início da temporada, venho contrariando aqueles que acreditavam ser fácil nosso retorno, sendo até acusado de pessimismo. Mas a realidade é dura, nosso time é fraco e muito mal treinado. Já passamos mais da metade do ano e não temos um padrão de jogo ou sequer uma jogada ensaiada e, nesta Serie B, com equipes muito frágeis, não conseguimos impor a força da nossa tradição e da nossa camisa.

Antes de começar a Série B, eu dizia que iriamos disputar uma das quatro vagas com mais oito equipes, América-MG, Bahia, Náutico, Vitória, Ceará, Santa Cruz, Criciúma e Sampaio Corrêa. Chegando a 32% do Campeonato, surgiram o Paysandu e o Macaé e sucumbiram, até o momento, o Santa Cruz, Criciúma e Ceará. É verdade que estamos na liderança e que as outras equipes são muito frágeis, porém elas estão contratando, encorpando e conhecendo nossas fragilidades. Estão vendo que o ¨leão¨ não é tão bravo assim e a disputa será dura até o final.

COBRANÇAS SÃO NECESSÁRIAS PARA AUMENTAR A QUALIDADE

Não estou aqui defendendo a demissão do René Simões imediatamente, mas a direção precisa acompanhar de perto e exigir uma subida de qualidade em campo, ou a mudança será inevitável e poderá ser tarde mais à frente. O Botafogo precisa buscar um atacante de área, um armador e um cabeça de área experiente para reforçar a equipe. Mandar jogadores embora sem a reposição devida é tragédia na certa, inclusive, já vimos isto num passado recente.

Não temos mais ninguém para proteger a zaga. O Giaretta é muito fraco e está perdido na posição. Não temos ninguém, além do Daniel Carvalho, para pensar o jogo e não podemos colocar toda a responsabilidade num garoto de 17 anos para fazer os gols que precisamos.

CRIAR UMA SINERGIA COM A TORCIDA É FUNDAMENTAL

Só uma Sinergia com a torcida poderá manter o Botafogo no topo da tabela

Um resultado que não seja a vitória no próximo jogo contra o Náutico deixará o ambiente tenso e a complicará a relação do time com a torcida. Será preciso criar um clima de decisão e trazer a torcida para perto. A sinergia com a torcida é fundamental para arrancarmos uma grande vitória contra um adversário direto. A Diretoria precisa anunciar rapidamente uma promoção de R$ 10,00 em todo o estádio e dar direito ao Sócio Torcedor de adquirir mais um ingresso. Vamos usar todos os 25 mil ingressos disponíveis e empurrar o time para uma vitória.

Vamos abrir os olhos ou ficaremos em posição muito difícil na virada do turno. Como já disse o presidente Carlos Eduardo Pereira, não subir poderá significar a falência do clube. Por isto, digo que o prejuízo será muito maior se não subimos agora. É preciso contratar e arriscar inclusive o planejamento, para não passarmos por mais este vexame! Depois, será tarde e não vai adiantar culpar apenas a Direção anterior. Afinal quem tem o orçamento maior que o nosso neste campeonato?

APROXIMAR OUTROS GRANDES ALVINEGROS É FUNDAMENTAL NESTE MOMENTO

Proponho à atual direção compor um grupo de figuras públicas do clube, que estejam fora da direção e queiram de alguma forma ajudar o clube. Precisamos montar um processo de "engenharia financeira" para fortalecer as finanças agora ou a tragédia e as perdas serão muito maiores no futuro. Debatendo nossos desafios coletivamente ficaremos mais próximos dos acertos e do sucesso.

Faço este alerta de forma muito tranquila e propositiva. Estou sempre à disposição para ajudar o clube em qualquer situação, dentro das minhas limitações. 

Como sempre, estarei no Nilton Santos no próximo sábado, com ou sem promoção.

Vamos subir, Fogo!

Um comentário:

  1. Muito bom o texto e fico mais tranquilo quando vejo o nosso presidente se mexendo e você ligadão no Botafogo. Todos juntos o clube será mais forte!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!